domingo, 24 de maio de 2009

Projetos

Alguém já definiu a vida como tudo que acontece enquanto estamos fazendo planos. Sou a favor do aqui e agora e já li dezenas de livros - até de auto-ajuda, confesso - sobre a importância de valorizar o momento presente. Ok, concordo, mas nem sempre sigo. É que sou um dependente crônico de projetos. Não consigo organizar minha cabeça sem eles. Em certos momentos, tudo começa a girar em torno de um projeto iminente, e aí a rotina fica uma bagunça. As vezes chego a ficar recluso, me alimentar mal, dormir idem, tudo em função de finalizar um projeto. E se não me dão um prazo, se eu mesmo é que defino a data do fim, aí é que meu perfeccionismo me ferra mesmo. Adio o fim indefinidamente até eu me dar conta do masoquismo, do auto-flagelo que estou cometendo. Claro que não é uma maneira sábia de viver. Estar sempre focado em projetos é, em última instância, viver para o futuro. E nesses tempos atuais é insano tentar antecipar o próximo ano, o próximo mês, mesmo a próxima semana. Quanta gente se equivocou fazendo apostas futuras como na bolha da internet ou recentemente na bolha imobiliária que gerou essa crise, só para ficar na área financeira. Olhando para minha estante, para troféus que são resultados de antigos projetos, fico imaginando se tanto esforço e preocupação teriam valido a pena. Pelo resultado em si, não. Um dia de aplausos não compensa uma sucessão de noites mal dormidas. Mas o processo, o envolvimento que resultou nas conquistas, essa é a parte que conta e fica em você. Eu não seria o mesmo se não me colocasse diante de desafios e tentasse superá-los. Agora, quando estou me lançando em novos projetos, talvez a sabedoria adquirida ajude a encontrar meu equilíbrio, que mescle o desejo de atingir resultados com o relaxamento de curtir a trajetória. Sei que tudo mudou e, mesmo conservando o entusiasmo juvenil, quero me livrar da onipotência igualmente juvenil de adiar o viver em função de um projeto. Se por um período da minha vida os fins justificaram os meios, de agora em diante faço questão de que os meios justifiquem os fins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário