terça-feira, 12 de maio de 2009

Pacote de felicidade

Moro sozinho e quase sempre minha geladeira e minha despensa estão vazias. Normal na vida dos solteiros, o disque-pizza está aí para isso mesmo. Fazer o supermercado está longe de ser meu programa favorito. Admito que tenho preguiça e sinto culpa - eu, que tenho condições de comer nesse país tão pobre. E é disso mesmo que eu queria falar, sobre o quanto nós, privilegiados, não reconhecemos nossa bem-aventurança. Afinal, como ouvi uma vez, já viemos ao mundo no terceiro degrau da escadaria. Somos, como diria uma tia conservadora, moças e moços da família. Bem-nascidos, formados, com boas chances de progredir na vida e quase nenhuma de acabar na sarjeta. Em comparação com a maioria, você pode ser até rico e não sabe. Então por que muitos de nós não dão valor ao que tem? Será que o que vem de bandeja não conta? Ou somos eternos inconformados? Ou porque reclamar é humano? Ou ainda, numa explicação sociológica, o descontentamento é a mola propulsora do progresso? Bom, pode ser um pouco de tudo isso. Mas aproveitando que o tema felicidade está tão em voga, talvez obteremos algumas respostas resgatando outro tema que anda fora de moda: a gratidão. Porque iludidos pelas promessas da mídia, não raro condicionamos nossas felicidade a metas impossíveis, a sonhos distantes, a prêmios que nem sabemos por que perseguimos. E a felicidade é um chavão, está mesmo nas coisas simples. Você trocaria o sorriso do seu filho quando você chega em casa por um carro zero? Ou um bom papo de bar com seus melhores amigos pela reunião do G7? Você se lembra de quanta coisa legal aconteceu na sua vida esta semana e nem percebeu? Não? Ora, não seja mal agradecido. Eu por exemplo, estava vasculhando meu armário quase sempre vazio quando encontrei sem querer um pacote de biscoito que nem lembrava que tinha comprado. Bem quando estava morrendo de fome e ia começar o jogo do Verdão. Viu como a gente pode ser feliz e não sabe?

Um comentário:

  1. Quando morei sozinha também pedia muita tele-entrega!! Todas as fases da vida são boas e não voltam mais. É bom aproveitá-las ao máximo!

    ResponderExcluir