quarta-feira, 10 de junho de 2009

Tribos

Uma coisa engraçada a respeito de tribos é que você reconhece e classifica todas, mas acha que não pertence a nenhuma. Eu, por exemplo, pertenço a tribo dos publicitários - que compõe com designers, fotógrafos, produtores e outras adjascências uma nação um pouco maior - mas não me reconheço em seus estereótipos. Ou pelo menos, não na maioria deles. Mas uma vez uma garota sentou-se ao meu lado numa mesa e sem titubear disse algo como "vocês, publicitários...". Eu, abismado como se estivesse diante de uma sensitiva, perguntei "é tão fácil assim perceber que sou publicitário?". Estranhou a pergunta, já que para ela era evidente deduzir minha profissão. Engraçado porque de fato acho que não componho o figurino completo, não visto preto, não uso brinco, não tenho tatoo, não tenho cabelo arrepiadinho, não tenho um monte de coisas de publicitário. Mas no todo, eu pareço. Estereótipo é isso, uma caricatura. Da mesma forma que é fácil reconhecer a tribo mauricinha, o contrário também acontece. E se você enxerga a tribo como uma massa homegênea de gente que pensa, se veste e se comporta tudo igualzinho, é assim que também vão enxergar sua turma. Mas dentro da mesma tribo você sabe que existem subdivisões. Que criam distinções entre grupos de pessoas aparentemente parecidas. Ou seja, não é porque alguém pertence a sua tribo que a identificação vai acontecer. Por isso quando observamos de fora uma tribo, convém não se precipitar nos julgamentos. Com certeza existem pessoas lá de dentro que vão combinar com você. Umas mais, outras menos e muitas nada a ver. É legal se manter aberto para se misturar a pessoas de outras tribos de vez em quando. No mínimo você vai perder o preconceito com elas. No máximo, pode ficar com alguém ou fazer amizades. No fundo é tudo gente, é tudo igual.

Um comentário:

  1. Uma das coisas que mais me atraia na publicidade e que infelizmente se perdeu era a mistura de tribos. Eram poetas, doidões, artistas, mauricinhos e publicitários mesmo de vocação. Hoje, parecer um pouco diferente da tribo, pode ser algo muito negativo para a carreira.

    ResponderExcluir