domingo, 28 de junho de 2009

Desencannes

Não, isso não é uma homenagem ao site de paródia publicitária que já esculacha legal o nosso trabalho. Estou falando do festival mesmo, onde estive na semana passada. Antes que alguém diga que sou mal-agradecido, quero agradecer aos que me patrocinaram a viagem. Antes que alguém diga que sou mau perdedor, porque não ganhei leão, quero mandar meus parabéns aos amigos que foram premiados no festival. E antes que alguém diga que envelheci, que não me entusiasmo mais com a premiação como antigamente, bem, para isso não tenho defesa mesmo - estou falando de envelhecer, porque em criação publicitária ainda dou meus petelecos. Mas a verdade é que o festival foi bem chato mesmo. Não sei se pela entressafra de trabalhos interessantes por causa de crise - que lá fora pegou mais pesado que aqui -, se pela repetição da bulshitagem da moda (novas mídias, interatividade, redes sociais, campanha integrada, etc) ou se pelo excesso de politicagem e tapinhas nas costas. O Toninho, que foi comigo para lá e pela primeira vez, ficou decepcionado com o tamanho do evento, pois imaginava que o festival de propaganda parava a cidade. Mas percebeu que era só mais um acontecimentozinho ali num pavilhão de Cannes, que a esta altura começa a receber os primeiros turistas da temporada, que de fato só se inicia em julho. Eu, que nunca tive a falsa impressão de que propaganda possa ter esse grau de alcance, apenas confirmei ao meu companheiro de viagem que a maioria do pessoal que passava pelo Palais nem se dava conta do que ocorria ali. Afinal, algumas semanas antes tinha acontecido mais uma edição do festival de cinema, este sim alvo de todos os flashes e atenções. Mas é assim também no dia-a-dia, pois a propaganda sempre passou mais despercebida do que muitos publicitários gostariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário