segunda-feira, 15 de junho de 2009

Checking

A assessoria de imprensa, a publicidade, o pessoal de direitos autorais, nessas áreas todas e possivelmente em outras, existe o profissional de checking. Pegando o exemplo mais próximo, o da publicidade, é a pessoa que literalmente checa se determinado anúncio ou filme saiu no espaço programado, seja na revista ou break comercial. É mais ou menos o cara que vai lá e comprova se o acordado foi cumprido ou não, se a teoria de fato virou prática. Pensei aqui comigo: pôxa, todo mundo já foi vítima de suposições negativas, que quase sempre não se concretizam, mas a essa altura já sugaram toda a sua energia. Pois alguém que vai lá e vê qual é que é por você, é tudo que a gente precisa para viver em paz. Eu pagaria por um cara assim. Por exemplo, se no trabalho você recebe uma resposta atravessada do seu chefe, em vez de ficar supondo se ele tá ou não com diarréia, manda o cara lá para esclarecer. Pelo bem ou pelo mal, é alívio imediato. Outro exemplo: aquele amigo de anos nem responde mais aos seus telefonemas. Manda o cara checar o por que. No terreno amoroso, então, esse profissional ia fazer fortuna. O pretendente não ligou mais? A namorada não sei por que cargas d´água não gostou do que você nem sabe o que seja? Não custa mandar o checking dar uma averiguada. O que foi feito tá feito, mas uma lição é sempre bem-vinda. O único problema é que um profissional útil assim não seria barato. Mas a consciência tranquila, uma noite bem dormida, o prazer do dever cumprido, como diria o comercial, não têm preço.

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