quarta-feira, 29 de julho de 2009

Os clássicos

Lembro que quando eu trabalhava com o Heitor, que na época era redator publicitário e hoje é um famoso cineasta, ele me dizia que quem quisesse entender a alma humana, que lesse os clássicos.
Não sei se era coisa da cabeça dele ou citação, mas guardei o conselho.
Até ali eu não tinha lido muitos livros dos chamados clássicos. E desde então não acrescentei muitos títulos desse calibre ao meu repertório.
Mas o conselho do meu ex-colega voltou a tona agora que meu livro de cabeceira da vez é Crime e Castigo, de Dostoiévski.
Mal passei da metade do livro, mas já noto que, qualidade de tradução a parte, Dostoievski era um entendedor da alma humana acima da média.
Tanto que na contracapa dessa edição há uma citação de Nietzsche que diz "Dostoiévski é o único psicólogo que tem algo a me ensinar".
Quando se trata de descrever sutilezas do comportamento humano, dá para perceber que o gênio russo realmente entendia do riscado.
Eu, que atualmente estou fazendo a reforma de um apartamento, e vira e mexe me deparo com problemas relacionados ao microcosmo fofoqueiro e intrometido de um condomínio, bem que gostaria que o mundo fosse mais solidário, amoroso, compassivo. Mas dá para perceber que, assim como naquela fábula o escorpião não consegue negar sua natureza traiçoiera, muitos moradores de condomínio também não conseguem evitar sua tendência a hostilidade com os recém-chegados. Talvez por instinto de preservação, conservadorismo, sei lá. Mas não deixa de ser uma evidência de que a natureza humana é complexa, permeada de sentimentos nem um pouco nobres como inveja, rancor, ciúme e afins. Heitor estava certo, vou ler mais clássicos.

Um comentário:

  1. Vou comprar esse livro.
    Realmente, o ser humano é complicado. Na verdade as pessoas são assim cruéis e mesquinhas porque é mais fácil. Não precisam pensar.
    Eu me revolto bastante com esse tipo de gente, já me afastei até demais das pessoas, não consigo aceitar a aproximação de pessoas falsas, justamente porque não quero fingir.
    Meu pai me disse que se não aceitarmos ficaremos sozinhos, mas prefiro ficar sozinha do que conviver com hipócritas.

    Bjss

    ResponderExcluir