quarta-feira, 22 de julho de 2009

Confusão desnecessária


Não sei se acontece aí na sua cidade, mas aqui em São Paulo existe a mania de dar dois, às vezes três nomes para a mesma rua ou avenida. Por exemplo, depois do cruzamento com a Rebouças, a Avenida Brasil passa a se chamar Henrique Schaumann. A Avenida Ricardo Jafet vira Abrahão de Moraes. A certa altura, a Vergueiro vira Domingos de Moraes e depois Avenida Jabaquara. E por aí vai.
Se existe uma explicação técnica para isso, desculpe-me a ignorância.
Senão, fico me perguntando qual a razão disso, que acaba gerando uma baita confusão na hora de procurar um simples endereço no guia de ruas.
Será que ficaram com medo da numeração crescer a tal ponto de não caber mais nas placas? Tipo, Rua Vergueiro nº 1893128744641241281208120876187, e resolveram zerar a numeração trocando o nome da rua?
Será que o homenageado merecia uma rua com no máximo uns 2 km, mas a rua cresceu além da conta e a partir daí resolveram homenagear outro?
Ou o homenageado tinha um pseudônimo pelo qual era mais conhecido e aí resolveram colocar ambos, nome e codinome?
Será que uma avenida, a partir de determinado comprimento, passa a ser rodovia? E para evitar uma avenida no meio da cidade, resolveram terminar a rua e começar outra?
Será que a bipolaridade está tão na moda a ponto de atingir até as ruas?
Será que a prefeitura recebeu reclamação de moradores que moravam na mesma rua, mas pagavam IPTUs de valores completamente díspares?
Com tantos nomes de rua inventados e bizzaros por aí, falta de espaço para homenagear figurões é que não deve ser problema
Isso me fez lembrar que lá no Rio quiseram mudar a tradicional e nobre Vieira Souto para Antonio Carlos Jobim. Mas os cariocas, sensatamente, voltaram atrás.
Se fosse por aqui, provavelmente iriam dividir a rua ao meio e dar um nome diferente para cada metade.
Será que São Paulo faz isso só para manter sua fama de cidade caótica?

Um comentário:

  1. O nome de rua que eu mais odeio é Anhaia Melo? Depois, todo o bairro de Moema. To-do.

    ResponderExcluir