sexta-feira, 10 de julho de 2009

A falta de assunto

Do latim bobagenes escassus, a falta de assunto é um mal que acomete dez entre dez pessoas que tentam escrever algo, que pode ser um livro, um roteiro, um poema, um artigo de revista, um post de blog chumbrega. Ou simplesmente, quem só quer manter uma hora de conversa regada a chopp num bar qualquer.
Uma pessoa pode pegar a falta de assunto de diversas maneiras.
Uma delas é a congênita, caso em que os pais não estimulam na criança a curiosidade por conhecimento, seja ele vindo de livros, filmes, música, internet, revistas pornográficas, folheto imobiliário, o que for.
Outra causa é o excesso de rotina, que faz a pessoa repetir os assuntos até esgotá-los, numa espécie de dia da marmota infinito.
Uma terceira causa da falta de assunto seria o enclausuramento do indivíduo em sua tribo, o que naturalmente faz com que ele restrinja sua conversa ao papo do grupo. Por exemplo, publicitários falando de anúncios, arquitetos falando de lambris, dentistas debatendo as novidades em aparelhos corretivos.
Mais uma causa de falta de assunto seria o assunto em si não se renovar. Por exemplo, corrupção no Brasil,escândalos da Britney Spears, invasões americanas em países de terceiro mundo, novela das oito e por aí vai.
Da falta de assunto advém outros males que vitimizam o homem moderno.
Por exemplo, a mudez de elevador, onde no máximo o indivíduo consegue dissertar sobre meteorologia ou os resultados da noite passada do campeonato.
Mas um mal tão comum quanto a falta de asssunto é o excesso de assunto, do latim semancolis ausentis.
O excesso de assunto tem a particularidade de vitimar não o hospedeiro do mal em si, mas quem está ao seu lado.
Num vôo, por exemplo, um indivíduo com excesso de assunto jamais deixará a pessoa da poltrona ao lado dormir.
Numa palestra, ele invariavelmente esticará a permanência do palestrante e da platéia além da conta, pois ao final não deixará de fazer sua perguntinha retórica e sem nexo.
Os assunteiros de plantão detestam situações que coíbem sua livre expressão, como velórios, cinemas (onde quase sempre eles são censurados com aquele merecido "shhhh!!!") ou primeira visita aos pais da namorada. Ou, como é mais comum, nem percebem que deveriam se conter nesses recintos.
Aliás, o sonho de quem sofre de excesso de assunto é virar dentista: só ele fala e o outro responde no máximo com grunhidos.
Mas não pensem que a falta de assunto é menos danosa do que o excesso.
Por exemplo, tem blogueiro por aqui - he,he,he - escrevendo qualquer merda só para não deixar de escrever, por falta de assunto.

Um comentário:

  1. Aaahhh mas eu gostei desse texto... kkkk lembrei de muitas pessoas que fazem parte da minha vida, que falam mais do que eu posso suportar... Parece uma perseguição na minha vida isso!!
    É ruim mesmo pessoas que falam de menos, mas ainda prefiro o silêncio do que pessoas que falam da vida delas, da vida de outros, sem parar nem pra respirar, sem te dar chance de comentar um "ai".
    Dei muita risada! O sonho é virar dentista!!! kkkkkkkkkk
    Bjss

    ResponderExcluir