domingo, 19 de julho de 2009

Contesto, logo existo

Falam que quanto mais sabemos, mais nos sentimos ignorantes. Faz sentido, principalmente numa época em que o conhecimento humano documentado duplica a cada cinco anos.Esse processo acelerado de reprodução de conhecimento chegou a gerar doenças modernas, como a ansiedade por informação de gente que não dá conta de ler e ver tudo a que se propõe.
Mas a meu ver, o maior problema (ou será solução?) de adquirir conhecimento é que ele nos leva a contestar a vida. Ele nos desperta do sono conformista para um estado de revisão de valores constante, e se você se permite esse conflito interno, babáu, pelo menos durante o processo de se conhecer - que aliás pode durar a vida toda - , adeus paz.
Por outro lado, uma vez que você se descobre um ser lúcido, tem a chance de juntar inteligência com conhecimento e transformar em sabedoria. E quem sabe viver acaba sofrendo menos por problemas que até parecem, mas de verdade não lhe dizem respeito.
No processo de se conhecer não há teoria ou tratado impresso que substitua a experiência, a prática. Mas algumas coisas que assisti, li e ouvi me ajudaram e continuam ajudando nesse processo.
Como diria aquele filme, temos um encontro marcado.
Como diria aquele livro, todos os homens são mortais.
Como diria aquela canção, é preciso saber viver.

Um comentário:

  1. Juro que estou sem tempo pra ler, depois eu volto com calma.
    Só passei porque lembrei de vc! Não poderia deixar de lembrar!
    Feliz dia do amigo!!!!!!!
    Bjss

    ResponderExcluir