sábado, 4 de julho de 2009

Jeri, te revejo daqui a pouco


Não há publicitário que um dia não tenha pensado num plano B - leia-se, plano de fuga - para sua vida. Muitos já estão pensando no C, D, tamanha a necessidade de escapar dos presídios de regime semi-aberto em que se tornaram as agências - alô, Hugo, não é o caso da Publicis, viu? Seja porque a rotina é desgastante, seja porque nossa carreira costuma ter uma sobrevida de atleta - mas pode-se prolongá-la na europa, como fazem sabiamente nossos melhores futebolistas - o fato é que a idéia de abrir sua lojinha ou pousada num cantinho quente do planeta tem seu lugarzinho cativo no desgastado imaginário do publicitário. Atire o primeiro Macbook quem, em mais uma madrugada virada na agência, não desejou despertar com o ruído das ondas em uma casinha pé-na-areia. Com fé nas palavras de Peter Drucker, o guru que previu que teríamos duas ou três carreiras na vida, não abro mão de devanear sobre o que estarei fazendo daqui a 5 ou 10 anos. Escarafuncho livros, revistas, filmes em busca de uma inspiração tão grande quanto aquela que me fez montar meu primeiro portfólio. E embora seja um clichê, a saída mais próxima parece ser mesmo o turismo. Não abrindo uma pousada nem me tornando um blogueiro, e sim a mais óbvia e, no meu caso, irônica: uma agência. Hahaha, abrir uma agência é o que menos quero em publicidade e no entanto, no turismo me soa como uma proposta encantadora ao pé do ouvido. Poder viajar pelos quatro cantos do mundo com o pretexto de estudar e elaborar novos roteiros para meus clientes. Além de ótima maneira de driblar a culpa da formiguinha que me a habita a alma, não seria uma bela vingança contra nossos atuais dias de expediente sem hora para acabar? É, estou cada vez mais convencido de que essa saudade de estrada e aeroporto que me bate de vez em quando seja um chamado do destino na voz da locutora que diz: "Atenção passageiros com destino ao plano B. Favor embarcar que um vôo mais alto espera por vocês imediatamente".

Um comentário:

  1. Se vc tem tanta vontade assim de viajar... voar... Dá um jeito!!! O tempo passa muito rápido. Vc está mais pra passarinho, vai ficar preso na gaiola?!! kkkk É, porque uma agência é praticamente uma gaiola!!!
    Se eu fosse livre (tenho tantos apegos que sou praticamente uma planta cravada no chão), também queria conhecer o mundo inteiro...
    Eu adoro os teus textos, fico um tempão pensando...
    Bjss

    ResponderExcluir