sexta-feira, 10 de julho de 2009

Batalhas


Você gosta de filmes de batalhas? Então somos dois.
Filmes de batalhas me atraem por elas mesmo, as batalhas.
Se forem batalhas antigas, sem multiplicação de exércitos por efeito de computador, melhor ainda.
Adoro "Spartacus".
Amo "El Cid". Também por causa da aparição da jovem Sophia Loren - demais, é de colocar qualquer sexy symbol hollywoodiana de hoje no chinelo.
O realismo da introdução de Resgate de Soldado Ryan também é de arrepiar.
As vezes pego Gladiador começado e fico com raiva de ter perdido a batalha inicial, com os romanos atacando os germânicos com bolas de fogo, lançadas por catapultas.
Até reprise de Tróia me prende, pela mística do cavalo oco.
E já que estamos falando de batalhas, por que não falar em "Sete homens e um destino"? Ou de "Os sete samurais", do qual foi adaptado?
São tantos e tão bons filmes de batalha que fico me perguntando se é a violência o que mais me atrai neles. Mas é mais do que isso.
É a estratégia militar, a bravura, a crueza da luta corpo a corpo, o canto dos cisnes de milhares de vidas.
Nossas "batalhas do dia-a-dia", guardadas as proporções, também são difíceis, bonitas e recheadas de sentido.
Mas em matéria de coragem, não chegam nem perto de empunhar espada e escudo para encarar a morte de frente, sentindo o golpe do inimigo na carne, como faziam romanos, gregos, mongóis, persas e tantos outros povos de antigamente.

2 comentários:

  1. HHumm eu não sou muito chegada em filmes de lutas, terror, coisas assustadoras, muito suspense... prefiro romance, comédia...
    Gladiador eu gostei.. hehehe
    Eu acho que estou com sono e não estou raciocinando muito bem.
    Na verdade tem filmes bons de todos os tipos e filmes péssimos também! kkk
    Boa noite!!!!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. sou fã de filmes de batalhas,principalmente 300!!!!!!!

    ResponderExcluir