quarta-feira, 8 de julho de 2009

O homem a serviço da tecnologia


Aquele chavão que não sei se um dia foi assinatura de produto, "Tecnologia a serviço do homem", nem sempre condisse com a realidade. Tá certo que a máquina de lavar roupa substitui com méritos a esfregação de roupa no tanque. Mas por outro lado a tecnologia também age como vilão oculto da história. Pense bem, antes do celular você podia sair por aí livremente sem ser pentelhado(a) por um chefe workaholic ou namorado(a) hiper-ciumento(a). O forno de microondas só fez mudar sua dieta para pior. Primeiro a tv, depois o computador, deixaram você mais preguiçoso para o contato pessoal, de carne e osso. O piloto-automático do avião tirou a autonomia do comandante e expôs a vulnerabilidade da aeronave. Então, será que o homem também não se tornou uma espécie de cobaia da tecnologia? Não dá para separar o avanço da tecnologia da necessidade de vender produtos, são coisas que se confundem. Então, ao mesmo tempo que pretensamente supre necessidades humanas, a tecnologia também as cria. Só que a velocidade de criação de novas tecnologias é sempre menor do que a urgência de vender, forçando a indústria a criar produtos de baixa durabilidade para manter o nível de consumo. Um caso onde a tecnologia, não conseguindo acompanhar a avidez por novidades, joga contra o seu bolso e a natureza. Nessa discussão de quem serve quem, o exemplo mais elucidativo é o dos robôs, que supostamente aumentaram a produtividade nas fábrica mas eliminaram empregos. Logo a tecnologia estaria por um lado, a serviço dos empresários e por outro, contra os empregados. Ou seja, tecnologia a serviço do homem para alguns e deserviço para muitos.

Um comentário:

  1. É verdade, muita gente vai acabar sem emprego... Até para emprego de babá será melhor um robô, já que hoje em dia os racionais estão mais para irracionais, batendo em crianças e velhinhos... Pelo menos os robôs não serão programados para isso!! kkkk
    Ontem vi um cachorrinho robô em uma loja, faz de tudo, menos caca!! mas xixi faz!! kkkkkk
    Esse negócio de celular é uma encheção hein!! Se não atendemos, temos a obrigação de ligar de volta depois, pois fica ali marcado a ligação não antendida... éca!!
    Gostei das imagens, ficou mais interessante!!
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir