domingo, 19 de julho de 2009

O desencanto da expectativa


Se eu pudesse definir com uma expressão o que para mim significa amadurecer seria com esse título aí em cima.
Mas por que “desencanto da expectativa"?
Ora, simples, quando se tem vinte e poucos anos de vida e, como diriam nossos pais, a vida inteira pela frente, o que mais se tem é expectativa. Sobre carreira, sucesso, relacionamentos, casamento, filhos, enfim, uma promessa de vida sem tamanho.
Só que não acontece bem assim. Temos limitações, como por exemplo, as 24 horas de um dia. Outra limitação é o talento. Outra é a vocacão. Outra é a personalidade. E assim por diante.
O problema é que a expectativa é gerada por nossos desejos, que se não vierem acompanhados de boas condições para realizá-los, acabam numa grande frustração. Condições aqui envolvem ene fatores, inclusive a disposição em se gastar tempo e energia para realizar algo, que eu vou chamar de necessidade.
Sem necessidade não se chega a lugar nenhum, porque realmente nada vem de graça na vida, ou melhor, tudo tem um custo alto, que as vezes não enxergamos porque não estamos na pele da pessoa que alcança o sucesso.
Então, depois de tentar várias coisas na vida e não se alcançar nem metade, a gente pode achar que nossa trajetória foi um fracasso. Mas graças a Deus percebe que eram apenas desejos e não metas irrevogáveis.
Seria melhor que antes você tivesse feito um acordo com você mesmo: preciso disso mesmo ou é só uma frescura, uma busca da minha vaidade?
A gente economizaria um tempão se quando jovem se conhecesse melhor.
Mas ok, faz parte do processo tentar, errar muito até se encontrar.
Só não pode demorar uma eternidade para separar o joio do trigo.
Ainda bem que um dia vem esse tal de "desencanto de expectativa" e cai a ficha daquilo que se ouviu falar um dia: se você quer algo e ainda não alcançou, ou não é para você, ou não quer tanto assim, ou ainda não chegou ao final.

3 comentários:

  1. Lindo texto. Adorei a frase final!!! Um grande beijo, Satits! =)

    ResponderExcluir
  2. Nathi, essa frase final infelizmente não é minha. Eu me apropriei ou adaptei de um autor de que não me lembro. Bjs, saudades.

    ResponderExcluir
  3. Tanto faz... Só gostei dela porque concluiu com perfeição todo o brilhante pensamento do texto, oras!!! Bjs

    ResponderExcluir