domingo, 2 de agosto de 2009

Um pouco de paciência, por favor

Sou oriental, calmo, gosto do diálogo, tenho todas as prerrogativas genéticas e adquiridas para exercer a sábia paciência.
Mas ultimamente tenho sofrido por não apertar a tecla "pause" quando deveria.
Quando digo "tecla pause" me refiro aquele momento em que deveria respirar fundo e contar até dez antes de tomar uma atitude precipitada.
Sim, tenho me levado pelo impulso, influenciado pelo calor da raiva, pelo temor infundado, pela opinião dos outros, e depois me arrependido.
Não estou dando um tempo para deixar a poeira abaixar e clarear as idéias para encontrar as melhores respostas.
Porque me esqueço que quase toda divergência na vida não passa de problema de comunicação.
As pessoas são diferentes, pensam diferente, interpretam as mesmas palavras, idéias e omissões de maneiras diferentes. Daí o problema de não se dar tempo ao tempo para esclarecer o dito ou o não dito de maneira adequada.
Da próxima vez que enfrentar um imbróglio por problemas de comunicação, vou tentar colocar a discussão em banho maria para depois resolver com mais calma e conversa.
Porque como diria minha mãe, "a paciência é uma virtude", "quem tem pressa come cru", "a pressa é inimiga da perfeição", "nada como um dia após o outro".
Das vezes em que ignorei essa sabedoria popular cometi erros, deixei o caldo entornar, joguei oportunidades de ficar calado fora.
Por isso hoje eu peço a mim mesmo: paciência, paciência, paciência...

Um comentário:

  1. Esse texto serviu direitinho pra mim... :(
    Socorro, acabei de cometer um erro e tenho feito isso seguidamente.
    Não consigo contar até 10.
    Preciso me controlar, sempre me arrependo depois.

    Bjss

    ResponderExcluir