segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Escolha profissional no século XXI

Em algum lar brasileiro do ano 2078, um rapaz aborda seus pais durante o jantar:
- Pai?
- Que foi?
- Lembra de que eu fiquei de pensar nas minhas opções profissionais para o vestibular?
- Sim, claro, já se decidiu?
- Então, era sobre isso que eu...
- Ih, não vem com aquela conversa mole de novo.
- Mas pai, é uma questão de vocação.
- Vocação? De novo com esse papo! Eu...
- Psiu, vamos respeitar a hora do jantar? Depois vocês conversam...
- É você quem estraga a cabeça desse menino. Falei pra não dar liberdade demais, que isso enche a cabeça da molecada...
- Mas você deixou a Luiza seguir o caminho dela.
- Sua irmã é caso diferente, ela casou bem, com um marido que põe a comida na mesa, paga as contas...
- Mas, pai, quem disse que eu não posso me sustentar sozinho?
- Ok, me diz tuas opções que eu te dou minha opinião. Vai, pela ordem.
- Primeiro, medicina. Depois, direito. E por último, computação.
- Tsc, tsc, tsc. Criamos um idealista, Marta.
- Benhê, confia no Juninho. Tenho certeza que vai dar um ótimo cirurgião, né, amor?
- Pai, confia em mim, eu vou ralar.
- Mas filho, quantas vezes preciso te falar? Que essas profissões já não dão nada faz tempo. Veja o caso do Rodriguinho. Que baita ator é o seu primo.
- E a Miriam? Nossa, artista plástica fenomenal.
- O Guto, cineasta. O filho do Armando tá fazendo fortuna, Juninho.
- Eu sei, pai, mas tenho que seguir meu coração.
- Coração não enche barriga, Junior. Mas ok, você me venceu pelo cansaço. Faça o que quiser da sua vida que eu vou te apoiar.
- Jura?
- Fazer o quê. Pelo menos o curso de medicina sai mais em conta. Ninguém quer se formar nessa porcaria de carreira, mesmo.
- Obrigado, pai. Pode deixar que eu não vou decepcionar.

Jr sai da mesa do jantar. Os pais conversam sobre o garoto:
- Ué, pai durão, até estranhei você ter dado o braço a torcer assim.
- Bom, pensei, podia ser pior.
- Pior como?
- Ele podia ser caretão.
- Nossa, Deus me livre...
- Já pensou, nosso filho, não consumindo nenhum tipo de droga?
- Vira essa boca pra lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário