sábado, 3 de outubro de 2009

Diálogo entre o Médium e Monet

O Médium que recebia Monet, um dia teve um diálogo franco com o artista, que de corpo presente apareceu em seu quintal num domingo entediante:
- Sr Médium, desligue a tv. Tenho um assunto sério a tratar com você.
- Mas justo agora que o Parmera vai entrar em campo?
- Não acredito que você vai trocar um papo elevado sobre pintura comigo por um joguinho de futebol a toa...
- Mas é futebol-arte!
Monet arranca o controle da mão do Médium e desliga a tv a seu contragosto.
- Pôxa, mas que invasão. Como se não bastasse usar meu corpinho, agora você quer mandar no meu domingo?
- Vamos direto ao assunto. Não estou satisfeito com a repercussão do trabalho que você pinta incorporando o meu talento.
- Domingo a tarde não é hora de discutir a relação.
- Essa discussão não tem hora. Estou falando do assunto que para mim é o mais caro: meu trabalho, meu talento, meu tudo.
- Desculpa ser franco, mas não te ocorreu que o seu talento pode ter morrido junto com você?
- Como assim? O grande Monet é imortal. Como ousar duvidar do meu trabalho, exposto nos maiores museus do mundo?
- Aí é que está. Não estou duvidando do talento que, friso, em sua época foi revolucionário. Estou dizendo que talvez hoje, na era do efêmero, ele se foi.
- Quem se foi?
- O seu filho mais amado, seu talento.
- Ora, como ousa...
- Estou falando com a propriedade de quem empresta inteiramente o corpinho ao seu bel prazer. Estão aí minhas mãos direita e esquerda que não me deixam mentir. Seu talento já era, Monet.
- Peraí, não se fala assim impunemente com um artista da minha envergadura.
- Acontece que hoje em dia, artista de envergadura é o Usain Bolt. Tirando os professores de história da arte, ninguém mais quer saber de impressionismo. Aliás, você está com o aluguel do meu corpo atrasado.
- Eu estou sem dinheiro no além. Culpa sua, que não consegue vender nenhum quadro.
- Culpa minha? Seus quadros é que não enganam mais ninguém. Nem na Benedito Calixto nem na feirinha do Masp.
- Quer saber? Vou me embora do seu corpo. Esse seu corpinho mal cuidado não é digno de alguém que fez história nas artes.
- Já vai tarde. Não aguento mais me detonar toda vez que preciso incorporar um artista decadente e bebum como você.
E assim Monet resolveu desocupar o corpo do Médium, e enfim seguiu para o além onde retomou sua carreira pintando paisagens. Que mesmo não seguindo as técnicas do impressionismo, ainda assim exibiam resultados parecidos, já que as paisagens do purgatório também são meio assim, indefiníveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário