segunda-feira, 5 de abril de 2010

Raízes

Hoje o Cesar, porteiro do prédio, veio trocar um plugue da minha antiga máquina de lavar roupa, pra eu conseguir ligar a geringonça nessa tomada que é o novo padrão imposto pelo governo - até nessas artimanhas os bandidos conseguem nos tirar uns trocados.
Bom, conversa vai, conversa vem, eu ouço do Cesar, que é do Piauí, a confissão de seu desejo de voltar pra terra natal. Volta que ficou dificultada pela vontade dos filhos, que nascidos aqui preferem por aqui permanecer.
Não é o primeiro porteiro ou zelador que expressa sua vontade de retorno, mais do que justificada pela vida dura de sampa, que castiga até os que têm dinheiro e conforto, quem dirá dos pobres coitados que passam noites frias em guaritas.
Eu, que salvo os laços familiares, praticamente me desvinculei dos laços com minha terra natal, ainda não descartei uma volta para o interior ou fuga para o litoral, pois sei o quanto São Paulo castiga cada vez mais seus filhos adotivos.
Imagino que para o Cesar, o Zé Carlos, o Damião e outros porteiros que vieram de bem longe atrás de sobrevivência, ou talvez de um sonho dourado ou promessa falsa de enriquecimento, já tenha caído a ficha de que a tão apregoada qualidade de vida tenha ficado para trás, lá na terrinha onde nasceram.
Azar de nós, da classe média, que nos viciamos nos pequenos confortos -ou consolos - que São Paulo oferece em bares, restaurantes, casas de espetáculos, em troca de centenas de horas suadas em escritórios-dormitórios da nossa amada cidade.

2 comentários:

  1. Sato, longe de mim querer levantar bandeira política no seu blog. Mas muita gente está voltando mesmo para seus estados e cidades natais porque, por incrível que pareça, o governo do Lula está tornando isso possível. Antes voltar era algo que não podia nem ser cogitado e hj a galera consegue voltar com alguma dignidade. Acho isso legal para caramba. Mas mesmo assim não vou votar na Dilma. Nem no Serra. E até agora, em ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, pode levantar a bandeira que vc quiser. Já fui petista, votei no Lula, mas gostava mais do PT na oposição. Esse PT da situação perdeu todo o charme. Bj

    ResponderExcluir