domingo, 4 de março de 2012

O importante e o urgente

Sei que é brega, mas gosto dessas frases de auto-ajuda, dessas que você encontra nos mica-cards da Johnnie Walker. Dizem que os provérbios populares traduzem a filosofia para o povo, é uma sabedoria pronta para consumo rápido. Sem entrar nesse mérito, acho que essas frases ajudam a pensar, a tomar decisões. Outro dia ouvi de um empresário que a vida é uma pista de aeroporto, não leva a lugar nenhum, portanto o que nos resta é acelerar. Isso me pareceu tendencioso, já que esse empresário é daqueles workaholics que querem convencer seus subordinados a acompanhar seu ritmo. Mas com essa e mais algumas exceções, há várias frases e aforismos que trazem ensinamentos válidos. Lembro daquela que mais ou menos diz "eu tomei o caminho menos percorrido e isso fez a diferença". É parecida com aquela "só os peixes mortos nadam com a correnteza". Gosto daquela dita por William Wallace, "Todo homem morre, mas nem todo homem vive". Eu sei, é brega, mas nem todo mundo tem uma trilha de auto-incentivo como Rocky Balboa. Eu só tenho frases e elas não foram feitas para mim, apenas tomo posse das que me ajudam. Como aquele pensamento que diz que na pressa de resolver o urgente, acabamos esquecendo do importante. Pois é, eu não quero me esquecer do importante, então faço uso das minhas frases emprestadas da sabedoria popular para todos os dias escolher bem minhas prioridades. Mas claro, não levo tudo a sério assim. Pois como dizia Steve Jobs, "Stay foolish".

Nenhum comentário:

Postar um comentário