segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Somos ou não somos complexos?



Quando a gente se depara com uma daquelas fases negras, sempre tem algum amigo simplista que puxa aquela surrada sabedoria de gaveta "a vida é simples, a gente é que complica".
Mas será mesmo que o culpado somos nós?
Não bastasse a vida ser difícil, a gente ainda tem que carregar a culpa por ser o causador da complicação?
Isso me faz lembrar daquela aula de ciências sociais (ou coisa parecida) do colégio, onde me foi apresentada a pirâmide de Maslow.
Aquela ilustrada aí em cima, que coloca nossas necessidades numa ordem hierárquica, partindo do pressuposto que o homem só se lançaria a novas aspirações após satisfazer as mais prementes.
Em resumo, só depois de garantir a sobrevivência é que você vai pensar em lazer, ligações afetivas, etc.
Mas uma conversa com uma amiga me fez refletir sobre o quanto teorias simplificadoras podem estar equivocadas.
Ela, que faz trabalho social e teve as mais diversas experiências em favelas atendendo pessoas muito carentes, concluiu que há sim necessidade de alimentar corações e mentes paralelamente àquela de encher o estômago.
Afinal, pobres ou ricos, de dinheiro,espírito ou saúde, todos carregamos conosco nosso consciente, o que já nos distingue dos que agem só com o instinto.
Lembro-me do Jorge, um humilde ex-colega de trabalho que um dia, ao ver passar o arrogante presidente da empresa, me confessou preferir receber um sonoro "bom dia" do esnobe executivo a um aumento salarial.
Viu? Dinheiro não é mesmo resposta para tudo.
Somos complexos, sim, graças a Deus.
E que os doutores Maslow da vida não me venham com gráficos e simplicações.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A cara do dono

Às vezes você conhece a obra e quando descobre o artista acha que o "o cu não tem nada a ver com as calças".
No caso do Elliott Erwitt isso não acontece.
Seu trabalho tem a cara do dono, ambos bem-humorados.
Não lembro quem foi que disse, talvez Oscar Wilde, que os gênios são quase sempre pessoalmente desinteressantes.
Mas com o Mr. Erwitt eu passaria fácil uma tarde bebendo umas num bar.
Uma vez, numa entrevista, ele aconselhava os aspirantes a fotógrafo a desistirem da profissão.Com o argumento de que mal dava para pagar as contas.
Justo ele que tem essa cara de quem não está nem aí com contas atrasadas.

O porta-retrato incidental

A noiva misteriosa

Cães: sua especialidade


O dito cujo

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Masoquismo Futebol Clube



Eu gosto de futebol.
Não é doença congênita,é adquirida por doses homeopáticas de idas a estádios na companhia do meu pai-herói, tentando entender a religião dele e aproveitando para "filar" uns sacos de pipoca e sorvetes.
Esse processo de catequese, se você não bate o pé e desiste na primeira missa, toma conta e de repente você se descobre convertido, unindo-se a milhões de torcedores-sofredores-abduzidos.
Não que eu me orgulhe dessa condição. É que quando se é muito garoto, futebol não é gosto, chega a ser quesito de inclusão social. Pelo menos no meu tempo era, não havia Orkut, Facebook, Fifa Soccer ou outros artifícios para ser aceito.
Mas onde eu queria chegar é a que ponto nos sujeitamos pela fé a um time.
Na segunda passada fui ver o meu jogar em casa pelo campeonato brasileiro.
Sendo véspera de feriado em São Paulo, subestimei a grandeza da cidade e deixei para comprar o ingresso no local do jogo, meia hora antes, supondo ter sido mais do que precavido.
Ledo engano. Peguei uma fila daquelas e só coloquei os pés na arquibancada aos 30 minutos do primeiro tempo.
Para compensar a frustração, me julguei um pé quente daqueles, ao ver meu time marcar dois gols na sequencia e botar números animadores numa tarde nublada zero a zero.
Novo ledo engano. No segundo tempo o escrete volta apático, acomodado, com o perigoso placar "já ganhou" levantando suspeitas de uma tragédia iminente.
Dito e feito, meu time toma três gols e temos que aguentar em silêncio alguns gatos-pingados-torcedores-inimigos pulando feito macacos bem na nossa casa.
Tempo e jogo perdidos.
Malditas pipocas e sorvetes!!!